Podem-se
identificar três fases distintas no desenvolvimento do renascentismo, movimento
intelectual e artístico surgido na Itália. São elas: trecentismo (anos 1300),
quatrocentismo (anos 1400) e cinqüecentismo (anos 1500).


Quatrocentismo:
No século 15, o renascentismo
estendeu-se pela península itálica e atingiu seu auge. São desse
período Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo.
Suas características foram: o racionalismo, o resgate da estética greco-romana
e o experimentalismo.
Quinhentismo:
Último período do
renascimento, em que as obras de arte atingiram seu mais elevado grau de
elaboração. Espalhado por toda a Europa, no século 16, o movimento vê também
sua decadência. O maneirismo, um estilo "anticlássico", e o barroco,
ganham força devido à reação da Igreja.
A pintura renascentista
De um
modo geral, os pintores da renascença procuravam reproduzir a realidade, sob a
influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as formas
simétricas são traços marcantes dessa pintura. Podemos distinguir três grandes
escolas com características próprias: a florentina, de Florença, que se
caracterizou pelo racionalismo demonstrado tanto pelo predomínio da linha sobre
a cor, como pelo "sfumato"; a veneziana (de Veneza), caracterizada
pelo sentimento, pela emoção, o predomínio da cor sobre o desenho ou a linha; e
a romana, que tenta equilibrar linha e cor, razão e sentimento.
A
pintura renascentista inovou com a descoberta da perspectiva, que permite
abordar o espaço e a luz de maneira realista. Além disso, a nova técnica da
pintura a óleo possibilitou novas associações e graduações da cor. Por fim, o
surgimento de novos suportes, como a tela e o cavalete e a imprensa, permitiram
uma circulação mais fácil das obras e do pensamento.
Principais pintores
Giotto (1266-1337). Pintor italiano,
introduziu a perspectiva na pintura. Foi considerado o precursor da pintura
renascentista, o elo entre essa e a pintura medieval. A característica
principal do seu trabalho é a identificação da figura de santos com seres
humanos de aparência comum. Sua pintura coincide com a visão humanista que se
consolidava naquele momento.
Botticelli (1444-1510). Pintor da escola
florentina, nasceu e viveu em Florença. Trabalhou na decoração da Capela
Sistina, em 1481. Suas obras abordavam principalmente dois temas: a antiguidade
grega e o cristianismo. Em sua obra chama a atenção a leveza dos corpos esguios
e desprovidos de força: eles parecem flutuar, expressando suavidade e graça.

Ticiano (1490-1576). Foi o maior pintor
da escola veneziana. Produziu obras religiosas, mitológicas e retratos
utilizando cores vivas e movimentos que mais tarde serviram de base para outros
artistas. Suas obras têm um grande apego à vida e à beleza feminina. A
paisagem, com frequência, é mais importante que as figuras. Ticiano foi um dos
primeiros a pintar um tipo de paisagem moderna.
Rafael (1483-1520). Da escola romana,
destaca-se pela delicadeza de traços, pela conciliação do paganismo com o
cristianismo e pelo equilíbrio entre a linha e a cor. Conhecido como o pintor
de madonas, tipos ideais de beleza feminina, suaves, muitas vezes
convencionais, mas, com eminentes qualidades. Suas composições são expressivas
na organização e na distribuição dos elementos, massas, volumes, áreas, cores e
linhas. Rafael aplicou com sensibilidade os princípios matemáticos e
geométricos em seus quadros.


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